quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Educação informal: a percepção das mães frente ao desenvolvimento dos filhos

Olá caros leitores, essa postagem trata-se de um resumo do artigo publicado no Colóquio Internacional de Educação (EDUCON). Ele fala da importância da família na educação dos seus membros, fazendo um recorte a partr da visão das mães. É muito interessante, leiam!!!

    

       A família é entendida como um sistema ativo em constante transformação, que se altera com o passar do tempo para assegurar a continuidade e o crescimento psicossocial de seus componentes. Desta forma, a educação familiar ou informal é fundamental para a formação dos futuros cidadãos, pois é mais autêntica e espontânea. Com o intuito de avaliar a percepção de 200 mães frente ao processo da educação informal, foi utilizado um questionário semiestruturado. 
       Os dados coletados foram submetidos à análise quali-quantitativa. O presente trabalho tende a enfatizar a importância da família na educação primária ou informal transmitida aos filhos e sua participação na construção das normas e princípios necessários ao convívio social. Os resultados obtidos apontaram que a família é a principal referência em relação a educar para formar os valores éticos e morais dos indivíduos.

Para ler o artigo completo acesse aqui

Sobre o autor: Érika Chagas é Graduada em Psicologia, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Interesse nas áreas da Psicologia Clínica e Organizacional, Psicopedagogia e Educação. Atuação Clínica com Psicodiagnóstico, Avaliação psicológica e Acompanhamento Psicoterápico na linha da TCC - Terapia Cognitiva Comportamental; e Avaliação Psicopedagógica. Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário