domingo, 6 de janeiro de 2013

Grupo de Espera Recreativo Infantil


Olá caros leitores. Essa postagem é um resumo do trabalho que apresentei na Universidade Federal de Sergipe. Boa leitura!

Resumo: Este resumo é um relato das atividades realizadas com grupos de espera recreativos infantis na Clínica de Psicologia da Unit, no período das férias com oito crianças de idade entre seis e oito anos, no total de quatro encontros semanais e duração média de 1h e 30 minutos. O objetivo foi auxiliar na diminuição da evasão ao processo psicoterápico e fazer uma avaliação comportamental fidedigna, possibilitando encaminhamento mais adequado.  


No primeiro dia foram realizadas atividades lúdicas para integrar o grupo e iniciar a psicoeducação. No segundo dia aplicamos dinâmicas para favorecer o trabalho iniciado anteriormente, utilizamos economia de fichas a partir da confecção de cartaz para estimular e reforçar comportamentos desejados como: respeito, pontualidade, cumprimento de regras, imposição de limites e colaboração grupal. As crianças foram estimuladas a identificar situações cotidianas que poderiam utilizar tais reforçadores, pondo-os em prática. No terceiro encontro foi foco o repertório de habilidades sociais, especialmente de civilidade, negociação e expressão afetiva. No último encontro abordamos as dificuldades particulares inerentes ao ambiente familiar e resolução de problemas. 
Foi realizado um feedback sobre o que haviam aprendido, realizada a confecção de um cartão para ser entregue a pessoa escolhida pela criança. Como resultados foram realizadas avaliações que pontuaram divergências entre queixas iniciais e comportamentos apresentados no grupo, o aumento de habilidades específicas, a diminuição da fila de espera para atendimento psicoterápico e consequentemente da evasão ao atendimento após o período de férias letivas, assim como, a priorização de encaminhamento dos casos mais urgentes.
PALAVRAS-CHAVE: Grupos recreativos, fila de espera, avaliação comportamental.

CHAGAS, E. P. C. Grupo de Espera Recreativo Infantil. 2010. São Cristovão-SE. 
(Seminário, Apresentação de Trabalho) IV Encontro de Psicologia da UFS e II Seminário de Pesquisa em Psicologia.
 
Ps: Espero ter te ajudado Catarina - MG. Qualquer duvida contunue em contato. Abraços!!
 

Sobre o autor: Érika Chagas é Graduada em Psicologia, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Interesse nas áreas da Psicologia Clínica e Organizacional, Psicopedagogia e Educação. Atuação Clínica com Psicodiagnóstico, Avaliação psicológica e Acompanhamento Psicoterápico na linha da TCC - Terapia Cognitiva Comportamental; e Avaliação Psicopedagógica. Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário