terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Psicologia do Desenvolvimento



O Desenvolvimento é uma área da Psicologia que tem alcançado um panorama científico muito importante na atualidade. Dada a sua importância, iniciaremos essa postagem algumas informações básicas sobre o assunto.Veremos o conceito de Psicologia na perspectiva desenvolvimental, o conceito de Psicologia Evolutiva ou do Desenvolvimento e alguns teóricos bem como suas contribuições na área. Boa leitura!!!


O que é Psicologia?
O termo Psicologia tem origem grega e significa PSICHÉ=alma e LOGOS=estudo, estudo da alma.
A Psicologia tem como seu objeto de estudo o ser humano em seu desenvolvimento, desde a gestação, passando pelas diversas fases da vida.


De acordo com as correntes teóricas podemos afirmar que a Psicologia estuda:
- o indivíduo em relação com outras pessoas e com grupos;
- o organismo em sua complexidade na medida em que responde aos estímulos do ambiente, caracterizados pelos eventos físicos e sociais a que está submetido.
- a natureza do homem através do entendimento das funções psicológicas (intelectuais, sociais e emocionais) através das manifestações de desejos, medos, aptidões e das limitações do seu comportamento como ser social.

Psicologia do Desenvolvimento 
A Psicologia Evolutiva, também chamada de Psicologia do Desenvolvimento Humano, estuda os processos de mudanças que ocorrem ao longo da vida e busca descrever as funções psicológicas das crianças de acordo com suas reações motoras, emocionais, intelectuais e sociais. 
Alguns teóricos:
PLATÃO - acreditava que algumas idéias eram inatas, ou seja, que estão com o ser desde o seu nascimento. Suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria)
RENÉ DESCARTES - assim como Platão acreditava que as idéias eram inatas e que todo o universo material poderia ser explicado em termos físico-matemáticos. Inspirou se no rigor demonstrativo da matemática para encontrar um fundamento absoluto e irrefutável para as ciências.
JOHN LOCKE: afirma que todo conhecimento humano pode ser obtido por meio da percepção sensorial ao longo da vida. A mente do ser humano ao nascer seria como uma folha em branco. Baseava sua crença no poder da educação como transformadora do mundo.
PIAGET: investigou como ocorre o desenvolvimento cognitivo nas crianças e como ele proporciona raciocínio diferente em fases distintas. Explora em seus experimentos a capacidade de entender que determinadas substâncias podem mudar de forma sem mudar sua quantidade.
 
Bibliografia Consultada:

- ALVAREZ, A.; RÍO, P.D. Educação e desenvolvimento: a teoria de Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Próximo. In: Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 1996.

- FARIAS, M. M. S. D. Processos do Desenvolvimento Humano em suas dimensões físicas, psíquicas e intelectuais. Disponível em: http://www.institutoconscienciago.com.br/editsystem/downloads /desen volvimento/DESENVOLVIMENTO_HUMANO_-_domingo_04-10-09.pdf. Acesso: Dez de 2012.

- SÁVIO, Rivaldo. Psicologia Geral. Aracaju: J. Andrade, 2002.

Sobre o autor: Érika Chagas é Graduada em Psicologia, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Interesse nas áreas da Psicologia Clínica e Organizacional, Psicopedagogia e Educação. Atuação Clínica com Psicodiagnóstico, Avaliação psicológica e Acompanhamento Psicoterápico na linha da TCC - Terapia Cognitiva Comportamental; e Avaliação Psicopedagógica. Facebook

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