O
Desenvolvimento é uma área da Psicologia que tem alcançado um panorama
científico muito importante na atualidade. Dada a sua importância, iniciaremos essa postagem algumas informações básicas sobre o assunto.Veremos o conceito de
Psicologia na perspectiva desenvolvimental, o conceito de Psicologia Evolutiva
ou do Desenvolvimento e alguns teóricos bem como suas contribuições na área.
Boa leitura!!!
O que é Psicologia?
O termo Psicologia tem origem grega e significa PSICHÉ=alma e
LOGOS=estudo, estudo da alma.
A Psicologia tem como seu objeto de estudo o ser humano em seu
desenvolvimento, desde a gestação, passando pelas diversas fases da vida.
De acordo com as correntes teóricas podemos afirmar que a
Psicologia estuda:
- o indivíduo em relação com outras pessoas e com grupos;
- o organismo em
sua complexidade na medida em que responde aos estímulos do ambiente,
caracterizados pelos eventos físicos e sociais a que está submetido.
- a natureza do homem através do entendimento das funções
psicológicas (intelectuais, sociais e emocionais) através das manifestações de
desejos, medos, aptidões e das limitações do seu comportamento como ser social.
Psicologia
do Desenvolvimento
A Psicologia Evolutiva, também chamada de Psicologia do Desenvolvimento
Humano, estuda os processos de mudanças que ocorrem ao longo da vida e busca
descrever as funções psicológicas das crianças de acordo com suas reações
motoras, emocionais, intelectuais e sociais.
Alguns teóricos:
PLATÃO
- acreditava que algumas idéias eram inatas, ou seja, que estão com o ser desde
o seu nascimento. Suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as
coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis
(seres vivos e a matéria)
RENÉ
DESCARTES - assim como Platão acreditava que as idéias eram inatas e que todo o
universo material poderia ser explicado em termos físico-matemáticos. Inspirou
se no rigor demonstrativo da matemática para encontrar um fundamento absoluto e
irrefutável para as ciências.
JOHN
LOCKE: afirma que todo conhecimento humano pode ser obtido por meio da
percepção sensorial ao longo da vida. A mente do ser humano ao nascer seria
como uma folha em branco. Baseava sua crença no poder da educação como
transformadora do mundo.
PIAGET:
investigou como ocorre o desenvolvimento cognitivo nas crianças e como ele
proporciona raciocínio diferente em fases distintas. Explora em seus
experimentos a capacidade de entender que determinadas substâncias podem mudar
de forma sem mudar sua quantidade.
Bibliografia Consultada:
- ALVAREZ,
A.; RÍO, P.D. Educação e desenvolvimento: a teoria de Vygotsky e a Zona de
Desenvolvimento Próximo. In: Desenvolvimento
psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 1996.
- FARIAS,
M. M. S. D. Processos do Desenvolvimento Humano em suas dimensões físicas,
psíquicas e intelectuais. Disponível em:
http://www.institutoconscienciago.com.br/editsystem/downloads /desen
volvimento/DESENVOLVIMENTO_HUMANO_-_domingo_04-10-09.pdf. Acesso: Dez de 2012.
- SÁVIO,
Rivaldo. Psicologia Geral. Aracaju: J. Andrade, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário